feedburner
Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Grand Theft Auto: San Andreas

Marcadores:


Grand Theft Auto: San Andreas (GTA:SA) é o sétimo jogo da série de jogos eletrônicos Grand Theft Auto. Foi criado pela Rockstar North e a sua distribuição é feita pela Rockstar Games. Inicialmente concebido em exclusivo para o Playstation 2 em outubro de 2004, foram publicadas versões para PC e Xbox em julho de 2005.

O jogo apresenta três cidades fictícias, todas com diferentes temas: Los Santos, San Fierro e Las Venturas, que pretendem representar Los Angeles, San Francisco e Las Vegas.

Ambiente:

Assim como em Grand Theft Auto: Vice City, a Rockstar North voltou no tempo para caracterizar o ambiente do jogo. A história se passa no fictício estado americano de San Andreas, formado pelas cidades de Los Santos (baseada em Los Angeles), San Fierro (baseada em São Francisco) e Las Venturas (baseada em Las Vegas) no ano de 1992, e os criadores do jogo se esforçaram para trazer diversas peculiaridades da época.

Músicas:

A trilha sonora do jogo contém, em sua maior parte, músicas dos anos 90, combinando com a época onde se passa o jogo.

Veículos:

Desde bicicletas até aviões-caça da marinha americana, passando por carros de corrida, carros de golfe, lanchas, ambulâncias, tratores, motocicletas etc. Os veículos estão em grande número e variedade no jogo, e são característicos das regiões onde são encontrados. Por exemplo, você só encontra jipes e caminhonetes nas regiões do campo, e os carros luxuosos são vistos freqüentemente nos bairros mais ricos. A maior parte dos veículos são pilotáveis pelo jogador, inclusive as bicicletas, os aviões e helicópteros, além de uma espécie de hovercraft em miniatura, capaz de andar sobre a água e a terra.

Cultura:

Por ser um jogo que retrata a cultura típica norte-americana, San Andreas tem diversas referências ao modo de vida e à rotina dos cidadãos dos Estados Unidos. A disputa entre gangues de mexicanos e de negros, a máfia italiana comandando os cassinos em Las Venturas, citações sobre o fim da Guerra Fria e o papel obscuro do governo (principalmente em missões que envolvem o agente Mike Toreno) são alguns dos exemplos da caricatura que o jogo faz.

San Andreas faz referências aos tumultos em Los Angeles, no inicio dos anos 90 (a guerra entre gangues em subúrbios da cidade), o aumento da imigração ilegal e contrabando etc. No jogo também é possível ver uma edição do livro Teoria da Conspiração em cima da mesa na casa de Mike Toreno. E como os outros episódios da série, não faltam referências exageradas ao uso de armas nos EUA, estereótipos, o comportamento da sociedade e o humor negro. Os programas das rádios também retratam o grande boom na procura por extraterrestres, quando vários vídeos caseiros foram produzidos na época.

O caso Hot Coffee:

Hot Coffee ("café quente", em inglês) foi o nome de uma modificação para a versão de computador que causou muita polêmica. Nele, em vez de CJ entrar na casa de sua namorada e ouvir os tradicionais gritos, sussurros e a imagem ficar balançando, ocorre um mini-jogo que simula uma relação sexual. No mini-jogo o jogador deve pressionar certas teclas seguindo um ritmo, para aumentar a barra de "satisfação" que surge. Apesar de ser uma modificação, o código para o mini-game estava presente no jogo, apenas não tendo sido habilitado. A ESRB foi notificada, e o jogo mudou de classificação, de Mature (+17) para Adults Only (+18). Foi descoberto então que as versões do Playstation 2 e do X-Box também tinham o mini-game escondido, porém era muito mais difícil de habilitá-lo, sendo necessário o uso de um programa chamado de action replay, mesmo assim, elas também tiveram suas classificações modificadas.

Além do jogo ser recolhido definitivamente das prateleiras de muitas lojas, como a rede Wal-Mart que não comercializa jogos Adults Only, a publicadora do jogo, Take-Two, sofre processos em vários países que julgaram-se ofendidos por ter este mini-game no jogo, e segundo eles terem traumatizado seus filhos adolescentes com suas cenas de sexo.

A Take Two respondeu dizendo que o conteúdo polêmico não aparece na versão oficial, e que é preciso fazer o download da modificação na internet. Em uma atualização cortaram o código do jogo, impossibilitando que a modificação tenha efeito.

A Dublagem:

Todo o texto do jogo foi dublado por vários atores e músicos como:

Young Maylay, nome artístico do rapper Chris Bellard - Carl Johnson
Faizon Love - Sean 'Sweet' Johnson
Yolanda Whittaker - Kendl Johnson
MC Eith (do grupo Compton's Most Wanteds) - Ryder
Ice-T - Madd Dogg
Samuel L. Jackson - Frank Tenpenny
Chris Penn - Eddie Pulaski
Peter Fonda - The Truth
James Woods - Mike Toreno

1 comentários:
gravatar
Anônimo disse...
7 de agosto de 2008 às 16:19  

lol gente curti esse blog
eu tenho um mod pro gta sabe o enb series ele é muito loko mais é pesado fiz uma modificaçao para aquelas pessoas que sempre kiserao ter mais nao tinha o necessario para rodar ele roda em 512 de memoria e 128 de gforce 5200
no 1024*780 no very high com 2.26 celeron d sem trava
é revolucionario
c vcs quiserem me add no msn
leozinho_adidas@hotmail.com

Postar um comentário